terça-feira, 6 de janeiro de 2009

RELATORIO FINAL

E.E.F MARIA AGLAÊ GONÇALVES MONTEIRO
RUA PADRE JOAQUIM DA ROCHA N° 1326
BAIRRO SANTA LUZIA
CANINDÉ 06 DE JANEIRO DE 2009

RELATORIO FINAL

No dia sete de setembro de dois mil e um a comunidade escolar participou do processo de escolha do diretor da referida escola. Nessa oportunidade a comunidade contava com a participação de dois candidatos: a professora Maria Cirene Gomes da Luz a qual foi aprovada em concurso público e a professora Maria Alzira Santos Cruz, a diretora da época, nomeada pelo prefeito Antonio Glauber Monteiro.

O processo ocorreu de forma democrática, sendo eleita pela comunidade, à professora Maria Cirene Gomes da Luz, com margem de votos expressivos.

No dia dois de janeiro de 2002, no gabinete do prefeito foi realizado a solenidade de posse, com a presença do prefeito Antonio Glauber Gonçalves Monteiro, do secretario de Educação Francisco Celso Crisóstomo Secundino e alguns convidados.


O diretor eleito coordenaria um grupo de escola:Escola José Ivan Magalhães Monteiro, Escola Marcelino de Mesquita, Escola Luis Everton, Escola Amélia Magalhães Monteiro e Escola Pólo Maria Aglaê Gonçalves Monteiro. E para coordenar o grupo de escolas o Núcleo Gestor ficou composto de seguinte forma:


Coordenador de Gestão - Maria Cirene da Luz
Coordenador Pedagógico - Neila Rosana Barros Lima
Secretário Escolar - Matilde Gomes Magalhães

No ano de dois mil e dois a escola funcionava em quatro turnos e possuía duas salas agregadas para atender a trezentos e vinte e um alunos nas seguintes modalidades de ensino:


Aceleração da aprendizagem
Primeiro e segundo ciclo
Seriação
Educação de jovens e adultos




A referida escola situada em rua de difícil acesso, sem calçamento, quando chovia as águas invadia as dependências da escola, e a comunidade escolar não tinha acesso à escola.
A estrutura física muito precária, funcionava em quatro turnos para atender a comunidade. Os pais muito insatisfeitos com a situação da escola, não gostavam dos horários de funcionamento, principalmente, os turnos intermediários e tarde, ou seja, de 11:00 ás 14:00h e 45min. de 15:00 ás 18:00h e 45min.
A secretaria da escola funcionava de forma precária, não existia equipamentos adequados para o desenvolvimento dos trabalhos. Na documentação dos alunos havia muitas irregularidades (transferência, registro civil, notas) e etc. Também encontramos um índice de distorção idade/série
elevado. Outro fator relevante era a indisciplina de alunos com os profissionais da unidade escolar.
Os alunos não tinham fardamento escolar, porém se vestiam cada um de sua forma, os horários de entrada e saída não eram organizados.
O ensino e aprendizagem mereciam uma atenção especial por parte do grupo Gestor, pois havia muitas críticas por parte da comunidade interna e externa. Os pais reclamavam que seus filhos estavam sendo promovidos, sem o devido conhecimento dos conteúdos trabalhados, durante o ano letivo. A avaliação da aprendizagem se dava através de conceitos – AS (aprendizagem satisfatória) e ANS (aprendizagem não satisfatória). A concepção que se tinha a respeito da avaliação da aprendizagem dos alunos, é que todos deveriam ser promovidos independentes do que havia adquirido de conhecimento durante o ano letivo. A verdade é que o percentual de aprendizagem apresentado no ano de 2001 foi de 91%. De acordo com avaliação realizada no início do ano de 2002, observamos que aprendizagem dos alunos estava abaixo da média desejada.
Diante da realidade encontrada, o Núcleo Gestor, juntamente com a equipe de trabalho sabia que tinha um longo trabalho a desenvolver com aquela comunidade escolar. Prioritariamente construir um Projeto Pedagógico voltado para a qualidade do ensino e aprendizagem de todos. Era necessário também, melhorar a estrutura física e equipar melhor.
O grupo Gestor, logo que assumiu procurou imediatamente negociar a desocupação do terreno situado atrás da escola, ocupado pela senhora Maria das Graças, e com Mediação do Sr. Raimundo Pereira da Luz, representante da Casa de São Francisco, conseguimos a liberação do terreno para a construção de novas salas. Enviamos também reinvidicações junto ao Sr. Prefeito a fim de que fosse calçado a Rua em frente a escola. Essas reinvidicações da comunidade foram prontamente atendidas.

Atualmente Temos:
- 8 Salas de aula;
- 01 Secretaria;
- 01 Cantina;
- 02 Banheiros (masculino e feminino);
- 04 Banheiros em construção;

- 01 Depósito para merenda escolar;
- 01 Almoxarifado;
- 01 Sala de leitura
Contamos com:
445 Alunos
18 Funcionários
14 Professores
Neste período (2002 á 2009), aconteceu remanejamento no quadro de pessoal, o grupo gestor está formado da seguinte forma:
Diretora - Maria Cirene Gomes da Luz
Coordenadora Pedagógica - Regina Lúcia Ferreira Sales Dias
Secretária - Francisca Eliene Araújo Moreira
Nesta trajetória foram desenvolvidos muitos projetos e a escola passou por ampliação e reforma algumas vezes. Compramos alguns equipamentos necessário para o desenvolvimento dos trabalhos, tanto com recursos do Governo Federal como também com recursos próprios, adquiridos com promoções, juntamente com a comunidade. Conseguimos também desenvolver outras ações tais como:
*Equipar sala de leitura para atendimento a comunidade interna e externa; *Qualificar melhor toda equipe de trabalho, inclusive os organismos colegiados; *Construir os instrumentais da escola:
Gide;
Regimento escolar;
PDE;

* Abrir sala de educação especial;
* Melhorar significativamente o ensino e aprendizagem de todos;
* Informatizar a escola;
* Apoio e parceria e reconhecimento de toda a comunidade;

Estamos concluindo esta gestão que se iniciou no dia 02 de janeiro de 2002 e esta terminando em janeiro de 2009, certos de que fomos o fio condutor para o crescimento do ensino e aprendizagem.
Os nossos sinceros agradecimentos a todos que fazem à família Maria Aglaê.


Maria Cirene Gomes da luz
Diretora

Nenhum comentário: